Bem, já falei em um post anterior sobre trabalhos escolares, mas esse aqui é de um tipo especial, é um Trabalho Escolar sobre Música. Música Brasileira, para ser mais específico. Se quiserem que eu seja mais específico, o tema é "Músicas de Protesto e Os Grandes Festivais". Nesse trabalho, eu e mais alguns colegas pesquisamos sobre Músicas de Protesto da época da Ditaduta Militar, sobre os Grandes Festivais e ainda preparamos uma apresentação. O GRANDE problema é que, embora o trabalho tenha sido iniciado faz umas 2 semanas, eu e meus colegas só conseguimos fazer, efetivamente, o trabalho HOJE. Mas eu acho que ficou bom. Durante esse trabalho pesquisamos vários cantores dessa época que usavam suas músicas como forma de manifesto contra o Governo, e decidimos apresentar a música "Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores" de Geraldo Vandré, na apresentação de amanhã. O único diferencial é que, ao invés do canto ser acompanhado por um violão, como na versão original, ele será acompanhado por um violino, o qual EU tocarei. Isso nos leva ao nosso segundo tópico.
"Putz, agora ferrou mesmo. Não vou conseguir tocar bem amanhã..."
Essa é uma frase constantemente repetida por mim no dia anterior à apresentação. Quando eu apresento violino, eu fico muito ansioso, com medo de errar, sempre esperando pelo pior. Mesmo que tudo dê certo no final, a cada nova apresentação o medo de errar volta tão forte quanto (ou mais forte que) antes. Eu toco violino a quase 11 anos, e em todo esse tempo, não importa para quem eu vá apresentar, eu consigo arrumar uma forma de ficar ansioso com a apresentação, chegando ao extremo de suar frio, sentir "tremedeiras" nas mãos, e até mesmo um pouco de fadiga. O problema é que esse extremo resolve ocorrer DURANTE A APRESENTAÇÃO! Por que será que temos que ficar tão nervosos LOGO ANTES da apresentação? Por falar em nervosismo e ansiedade, esse é o nosso último tópico do dia.
"Caramba! Tô muito nervoso! Essa ansiedade vai acabar me matando!..."
Nervosismo e ansiedade são coisas que podem transformar uma apresentação perfeita em um completo lixo. Quando o ser humano está nervoso/ansioso, ele começa a suar, gaguejar, tremer, sentir mal-estar, dentre outras coisas. O grande problema é que, por mais que as pessoas nos peçam para acalmar e relaxar, nós nunca conseguimos, e esses comentários acabam por nos deixar mais ansiosos e nervosos. Nervosismo e ansiedade são normais para toda e qualquer pessoa, mas é bom saber controlá-los, embora seja MUITO difícil.
Bem, meus caros leitores, hoje o post NOVAMENTE não ficou tão bom, pois estou MUITO nervoso e ansioso com a apresentação de violino de amanhã. Outra coisa que apenas me deixa mais ansioso é o fato de que amanhã eu vou receber a Medalha de Prata da OBA, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Espero poder tocar bem amanhã, e se der certo, ou se der errado mesmo, eu conto aqui como foi. Espero pelo apoio de todos vocês, e espero, algum dia, poder gravar um vídeo meu tocando algumas músicas no violino, para que vocês possam ver e opinar. Agradeço a todos vocês.
Até mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário